segunda-feira, maio 10, 2010

E-MAILS INESQUECÍVEIS - PARTE IV




Voce sabe como identificar um PORTO-ALEGRENSE?

1. Divide o domingo entre antes e depois da passadinha no Brique ou no Parcão.
2. Odeia o muro Mauá.
3. Fala mal das praias gaúchas, mas nunca recusa convite para passar o fim de semana em Capão ou Atlântida.
4. Desfila na rua com cuia e garrafa térmica como se fosse coisa trinormal.
5. Ama ou odeia o PT.
6. Acredita que a última batalha não será entre o bem e o mal ou entre a luz e as trevas, mas sim entre GREMISTAS e colorados.
7. Acha que Porto Alegre tem quase todos os defeitos de uma cidade grande e mais algumas desvantagens de uma cidade pequena, mas parte pra briga com qualquer estrangeiro que ouse dizer uma barbaridade dessas.
8. Acredita piamente que existe uma comprovação científica para o fato de o pôr-do-sol no Guaíba ser o mais bonito do planeta. Talvez pelo fato de o paralelo 30 passar na Rua da República...
9. Chama o carinha ali de "bagaceiro", fala mal da "xinelagem" da cidade, come "negrinho" e "branquinho" e ainda compra "cacetinho"!!!
10. Diminui a metade das palavras e nem se da conta disso: "findi", "churras", "super", "niver", "refri", "ceva"...
11. Quando quer dizer sim, diz "ã rã", com um jeito típico de Porto.
12. Ama PORTO ALEGRE

O porto-alegrês é umas das línguas mais difíceis do "Ocidente" (que não é o hemisfério, e sim um bar de Porto Alegre). Pra começar, só existe uma interjeição: "báh!" - que é usada em mais ou menos 462 situações diferentes. Pra complicar, "báh!" tem, também, 497 entonações diferentes: pode ir de um simples "beh!", até um complicado, "pãh!" dependendo do que tu queres dizer. E também as gírias. Porto Alegre é equipada com mais ou menos 15 fábricas de gírias funcionando sem parar. Algumas chegam até a ser exportadas: "viajar na maionese" e "pirar na batatinha", que antes de virar moda do Rio, já eram faladas há anos, ou em porto-alegrês, "há horas", que pode ser "há uma data" ou "há uma cara", como em outros lugares. Outras expressões cruzam a fronteira, mas nunca chegam a ser compreendidas. "Deu pra ti", por exemplo, que é o nome de uma música que fez o maior sucesso no Brasil inteiro. Talvez porque pensaram que "deu pra ti" fosse uma sacanagem quando na verdade só queria dizer "chega!". Também tem o "trilegal", "há horas que ninguém fala "trilegal" em Porto Alegre". Se fala "tribom", "triquente", "triafim", "trijóia", "triafu" (muito usado), "tri" o que tu quiseres. Mas nada é mais porto-alegrês quanto falar: "tu vai ir?", que muitas vezes fica "tu vai i?", com o "i" bem pronunciado e longo... Repita agora, com sotaque: "Báh, mas tu vai i? Báh, mas se tu for, eu também vou i". É, aqui é o único lugar do mundo onde a gente lava "Os pé" e lava "as mão". E "deu pra ti, viu guri"! Não há nada melhor do que poder dizer: "Báh, eu sou de Porto...", com sotaque mais cantado possível... e a cara mais orgulhosa do mundo! 
PORTO ALEGRE É TRILEGAL!


"SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA POR PORTO ALEGRE" (Adri)

Esse eu recebi da minha querida amiga Betah Pink  ;D

3 comentários:

  1. Na real eu tenho medo de muitas coisas! Tenho medo insetos, medo do chuveiro de casa.. vai que eu leve um choque e morra!? haha... mas nao tenho medo de ser feliz!! e AMU A DONA DESSE BLOG!! ela é lindaaaaaa.. e claro, minha prima!! A-D-O-R-OOOO!!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaaaaaai q linda!!! obrigada por participar Kk... adorei ler um comentário teu.. espero q comente sempre!! =D

    TE AMO!!
    BJUUUUUUUU

    ResponderExcluir